Atualizações do time de Web Services: Estratégia Community OPS, WP Engine, servidores VPS e domínios

TL;DR: Infelizmente não há uma versão curta para este devido a importância dos comunicados e estratégias que estamos trabalhando junto com o Community Ops nos últimos meses, então leia todo o conteúdo.

Nos últimos meses nós trabalhamos juntamente com o Community Ops para solicitar recursos à nossa comunidade e tivemos a oportunidade de nos alinhar com as estratégias do time. Nesse meio tempo o domínio mozillabrasil.org.br expirou e estamos sem a maioria de nossos serviços ativos, restando apenas a página principal da comunidade que está utilizando um domínio registrado e gerenciado pela Mozilla. Vamos explicar o status atual do nosso trabalho e a estratégia para as próximas semanas (ou meses).

Estratégia do Community Ops
A estratégia do Community Ops (o time que oferece serviços para as comunidades Mozilla em todo o mundo) é que as comunidades não gerenciem os serviços de hospedagem, servidores VPS, E-mail, SSL, etc, para que possam trabalhar nas atividades que realmente importam para a Mozilla. O Community Ops ficará encarregado de fazer esse trabalho para as comunidades, conforme precisarem dos serviços.

Dessa forma, o nosso time local de Web Services ficará como um facilitador de acesso aos serviços.

WP Engine e GSuite
Os serviços que estarão disponíveis para a nossa comunidade a partir de agora são:

  • WPEngine - uma instalação Wordpress Multisite para comunidade sob o WPEngine. Gerenciado pela Mozilla na qual possui outros blogs da rede Mozilla hospedados também.
  • GSuite - serviço da Google que oferece aplicações on-line de comunicação, colaboração e armazenamento. O acesso ao serviço é feito mediante solicitação direta ao Community Ops por meio do Community IT Request Form.

Serviços como OwnCloud, Mumble e similares não fazem mais parte do escopo do Community Ops, dispensando o uso de um servidor VPS. Contudo, já não estão mais disponíveis para nós pois o domínio antigo expirou (leia o próximo tópico).

Domínios
O domínio mozillabrasil.org.br expirou, não é possível a migração deste para a Mozilla gerenciar devido limitações do NIC.br. Este domínio não é registrado pela Mozilla, então a mesma não cobrirá os custos porque é fora da política de reembolso.

O domínio mozillabr.org está registrado pela Mozilla e disponível para comunidade usar em todos os serviços mencionados no tópico acima.

Nossa estratégia

  • Todas essas mudanças chegaram recentemente e culminaram com a expiração do domínio no dia 13/05​ e nos leva agora a pensar em uma estratégia rápida para nos adequar ao escopo do Community Ops rapidamente, fazendo backups de nossos serviços e migrando aqueles que são possíveis ser migrados.

Nossa estratégia agora é:

  • Migrar a instalação Wordpress do servidor VPS manualmente para o nosso WP Engine Wordpress Multisite.
  • Fazer backup de todos os arquivos do OwnCloud para outra infraestrutura e disponibilizar para seus proprietários e/ou manter arquivados e seguros aqueles que são de domínio da comunidade.
  • Os times e voluntários que usam Mumble devem procurar outras soluções para vídeo/áudio conferência: sintam-se à vontade para testar alguns desses serviços: Appear.in, Jitsi e Hangouts, veja mais serviços aqui ou use a sala do Vidyo do seu time funcional, contactando um facilitador do seu time funcional para obter mais informações.
  • Os times e voluntários que usam OwnCloud devem procurar outras soluções de armazenamento como Google Drive, Dropbox, Mozilla Wiki, etc. Normalmente são utilizados serviços de armazenamento para upload de arquivos de reuniões, a minha recomendação é que o facilitador do time faça uma pesquisa e dialogue com o seu time funcional sobre a real necessidade de gravações e o uso delas, e se elas não são usadas pelos membros do time regularmente logo não é necessário fazer novas gravações, neste caso, considere repensar hábitos e trabalhar no desenvolvimento das anotações na Etherpad que é uma ótima ferramenta para anotações.
  • Os times funcionais devem comunicar em suas subcategorias no Discourse sobre as plataformas de reuniões e armazenamento de arquivos escolhidas com instruções que permitem a todos interagirem nas plataformas escolhidas.

A melhor forma de chegar até nós é por meio do nosso grupo no Telegram ou neste tópico, pois nosso alias de e-mail não está funcionando e não vamos mais receber mensagens por lá.

Antecipadamente agradecemos a compreensão de todos e certamente essa é uma situação crítica onde não temos outra opção.

Geraldo Barros
Em nome do time de Web Services comunitário

4 Likes