Código de Conduta

Olá pessoal!

Junto das recentes atividades do Conselho de Resolução de Conflitos (08/2016-02/2017) com relação a boas práticas de convivência e comunicação, trabalhamos na tradução do Código de Conduta da Mozilla.

O link para o documento:

Gostaríamos da opinião de todos para localizarmos esse código da melhor forma e divulgarmos sua existência para todos os voluntários! :grinning:

Assim que todos opinarem e enviarem as considerações com relação a tradução/localização podemos criar uma página na Wiki e fixar isso em locais importantes para garantir que todos estão cientes dos pontos abordados no código de conduta.

Também é interessante opinar se acharem interessante incluir alguma informação que não está no código de conduta original, mas que pode ser benéfica para a nossa comunidade!

Contamos com o apoio de todos! #GoMozilla

2 Likes

Por favor, leiam com atenção esse Código de Conduta e deixem os prós e contras de vocês aqui nos comentários. Esse pode ser um passo muito importante para o futuro da comunidade.
Obrigada desde já pela atenção e colaboração de todos :slight_smile:

1 Like

Obrigado al equipo de Resolução do conflitos. Recomiendo que establezcan una fecha para recibir sugerencias y publicar en el wiki, así no queda «aberto» para siempre :slight_smile:

1 Like

Olá pessoas, :slight_smile:

Fiz algumas sugestões no documento.

Acho que seria interessante, posteriormente, incluir um link para a coletânea de “pílulas semanais”, já que contará com dicas convivência em comunidade.

Abraços!

1 Like

Valeu @cynthiapereira! Ajustei todas as sugestões lá :wink:

Seguindo a sugestão do @deimidis vamos colocar um prazo para todos opinarem e então movermos esse texto para a Wiki.

Dia 15/12 vamos pegar o doc e levar o texto para a Wiki.

É importantíssimo que todos estejam cientes do texto contido no código de conduta! :grinning:

@felipez3r0, apenas me confirme, esse código de conduta não é uma simples tradução do Mozilla Community Participation Guidelines, mas um futuro novo código de conduta da nossa comunidade, baseado no original da Mozilla.

Correto?

Fiz também algumas sugestões.
E queria perguntar também, aproveitando a questão do @geraldobarros, não seria interessante deixar um pouco mais explícito quais são as condutas inapropriadas? o documento me parece um tanto quanto aberto, sem exemplos. Precisamos de definições mais claras sobre quais atitudes são inapropriadas dentro da comunidade.

Abraços Mozilliano

@geraldobarros e @mchagas inicialmente foi feita apenas uma tradução do documento oficial da Mozilla. A ideia era complementar com sugestões que atendam a comunidade brasileira! :grinning:

Oi @felipez3r0 acho que além das sugestões em texto, já feitas lá no docs, penso que o que eu falei complementando o @geraldobarros é uma das coisas que tem que se pensar. Eu vejo o Código de Conduta como um guia, mas ele não pode deixar pontas soltas, penso que é bom definir bem quais são as condutas esperadas e as que não são.

Existe algum lugar onde isso pode ser colocado a discussão? Ou aproveitamos o documento do drive mesmo?

Abraço,

1 Like

A Mozilla está prestes a lançar um Código de Conduta 2.0 (eu pensava que ia levar mais tempo, mas estão com a meta de lançar nos primeiros meses de 2017).

Por isso acho válido deixarmos a discussão do código de conduta para após o lançamento desse texto atualizado. :grin:

1 Like

Eu acho que a discussão deveria continuar. E depois só adequar as coisas com o que vier no novo, não?

O texto dessa nova versão mudou muito. Muito do que foi discutido aqui já está na nova versão (detalhar as condutas e etc) acho que vamos gastar energia em vão se discutirmos isso antes do lançamento desse código repaginado.