Colabore com a palestra: Produtividade com o Firefox!

Fala galera!

Estarei apresentando uma atividade no FLISoL Santiago com o tema de produtividade com o Firefox. Eu gostaria que vocês colocassem, de acordo com suas utilizações do Firefox, como você produz utilizando o Firefox — pode ser textos, programação, sua real utilização. Para ajudar, seguem algumas perguntas:

1) O que você produz com o Firefox? Como você produz? Seja o mais específico possível — vale recomendar tutoriais e etc.
2) Como você faz para ganhar tempo no que você produz?

Conto com a ajuda de vocês, mandem todas as informações que vocês acham válidas para fazer parte da apresentação. Claro, depois de pronta irei compartilhar com todos vocês — podendo cada um replicar em sua comunidade mais próxima.

#MozLove pra vocês! :grin:

1 Like

Algo bem massa que eu costumo utilizar é o Pencil.
https://addons.mozilla.org/pt-br/firefox/addon/pencil/

https://code.google.com/archive/p/evoluspencil/

Ele é licenciado pela GNU GPL v2 e é uma ferramenta bacana para prototipar interfaces!

1 Like

Olá Jaime,

Eu utilizo o Firefox pra tudo. Desde navegar para a internet, até
utilizá-lo como principal navegador para o desenvolvimento de sites.

Para muitas dessas coisas, utilizo de extensões do Test Pilot: Uso
principalmente o Page Shot(você não imagina como isso me quebra um galho)
para tirar prints de diversas partes das páginas, uso também, não com muita
frequência, o Mini Vid e também o Conteiners(estou tentando me habituar a
utilizá-lo ainda).

Acho que isso já deve ajudar no que você precisa.

#GoMozillians

1 Like

Oi Jaime,

Como um desenvolvedor front end, eu trabalho codando layouts em HTML, CSS e JS, basicamente as ferramentas do Developer Edition são essenciais para desenvolvedores web, eu uso 24/7, no site do navegador tem todas as ferramentas, algumas uso com mais frequência que outras.

Olhando como usuário final, quando não estou desenvolvendo, as ferramentas novas do Test Pilot tem sido incríveis, com destaque para os novos containers e Pageshoot.

Indo além do Developer Edition ou Test Pilot, o Firefox já possui muitas funcionalidades nativas que permitem a produtividade, eu dou destaque para a possibilidade de personalizar a interface do Firefox, janelas privativas e Sync. :slight_smile:

Tenha um ótimo evento.

1 Like

Oi @jaimemaretoli!
Pode passar aqui o feedback de como foi a apresentação? Estou curiosa! :blush:

1 Like

Olá galera, muito obrigado pelas dicas aqui. Utilizei todas na atividade.

No final das contas, acabei fazendo um compilado de todas as minhas atividades que envolvem o Firefox — junto com as dicas de vocês, atulizações, novidadades e mais. TestPilot, complementos, apps mobile e etc. Os materiais que utilizei foram:

Acabei mesclando esses conteúdos de forma mais prática possível, ponto importante, pois o público era pequeno e assim abrindo a possibilidade de uma maior interatividade.

Mostrando os apps, acessando a página do TestPilot e mostrando cada serviço na prática. Fazendo o pessoal que gostou já instalar os apps para o que precisam nos seus dia a dia. O público gostou principalmente das ferramentas do TestPilot, Firefox Mobile e o que a barra de ferramentas pode ajudar no desenvolvimento de sites ou prototipação.

Fica aí a recomendação de um material para quem quiser aplicar a atividade ou semelhante. Me coloco a disposição pra ajudar quem quiser montar algum conteúdo e etc, só entrar em contato. Até pessoal, abraços.

#MozLove :heart:


Jaime Maretoli
Mozillians | SUMO | MDN

2 Likes