Desativação de serviços de nossa infraestrutura

Olá pessoal,

Durante o encontro da comunidade fizemos uma seleção de quais serviços desativar em nosso servidor. Esses serviços foram definidos através do número de acessos e utilização deles.

Os seguintes serviços foram marcados como não utilizados e já foram encerrados:

• Pastebin
  • Debian (Já estava desativado, foi removido)
  • Logs (Já estava desativado, foi removido)
  • GNU Social
  • Diaspora (Já estava desativado, foi removido)
  • Ethersheet
  • Mirrors system (AKA dl)
  • Podcast
  • Newsletter

O episódio #0 do podcast será enviado para um local onde centralizaremos as gravações das reuniões da comunidade, este local será definido em outra thread.

O nosso servidor de listas(GNU Mailman) está em processo de migração, e será desativado juntamente com a nossa lista principal no dia 31/AGOSTO/2016.

Os seguintes serviços ainda estão em processo de análise:

• Forms
  • WAM
  • Mentorship
  • Webmaker

@RodrigoWaters, precisamos do seu aval quanto a desativação do WAM e do Mentorship, qual o status dos projetos? IMHO o mentorship deve ser mantido, porém precisaremos incentivar a comunidade a voltar a utilizar o sistema de mentores.

O formtools é uma excelente ferramenta, porém não está sendo utilizada. Neste caso manteremos ela online para que todos possam exportar os dados de seus formulários antes da desativação.

O webmaker tornou-se obsoleto com as recentes mudanças entre no projeto.

Os serviços sob análise serão desativados no dia 6/JUNHO/2016 caso não seja encontrada nenhuma objeção.

2 Likes

Formtools e Webmaker acredito que devem ser desativados e removidos.

1 Like

Referente as duas listas, não há objeção pela desativação e/ou remoção.

@SamuelMoraesF O MentorShip e o WAM pode ser removido, sem problemas, envia pro meu e-mail os arquivos.

Porém, o MentorShip poderia ser ‘’ melhorado ‘’ para alguma coisa útil dentro da comunidade

Podemos mandar o mentorship para o github e dar continuação ao projeto, posso te ajudar com ele.

As 2 tretas que vejo são:

• Abandonar o persona
  • Incentivar a comunidade a voltar a utilizar o sistema de mentores(que IMHO, é uma questão que precisamos ver junto com o time de onboarding)

Só tem um problema nisso, pois tem a conexão com a base em um dos arquivos, então, não coloca tudo lá no GitHub hehehe.

Em relação as melhorias, claro, se o time de onboarding querer abraçar a causa, ao menos já está iniciado.

Mas de qualquer sorte, manda pro meu email :blush:

Como funciona o IHMO?

Sigla de In My Humble Opinion… em minha humilde opinião

@SamuelMoraesF, passado o processo de limpeza dos serviços do servidor da comunidade é importante fazer uma atualização completa da wiki de Infra.

Mandarei pra o teu email os arquivos de ambos os serviços, e o mentorship eu dou uma limpada antes de mandar pro github :wink:

@geraldobarros yeap, farei isto :wink: