Discussões sobre um Time de Marketing

Olá pessoal!
Depois de conversarmos com o Guillermo e ele sugerir que um tópico fosse aberto, estamos iniciando as conversas sobre um possível Time de marketing.

Para iniciarmos essa conversa é importante saber o que a comunidade pensa sobre:

  • Quais atribuições podem ser organizadas/realizadas por esse time?
  • Atualmente, de quais formas esse time pode ajudar a comunidade?

É muito importante a opinião e participação de todos, quanto mais sugestões e diferentes opiniões melhor!

Atenciosamente,
Conselho de Resolução de Conflitos

9 Likes

Olá!

  • Quais atribuições podem ser organizadas/realizadas por esse time?
    Criar campanhas, divulgar eventos, promover os produtos e missão da Mozilla, replicar campanhas globais para o âmbito nacional.

  • Atualmente, de quais formas esse time pode ajudar a comunidade?
    Promovendo eventos organizados pela comunidade, alinhar campanhas com o time de onboarding pra recrutar novos membros

Abraço

7 Likes

Entendo que um Time de Marketing e Comunicação seria o mais interessante pois englobamos as ações mundiais, locais junto a comunidade e mídias sociais. Paralelo a isso conseguiriamos nos organizar para agir rapidamente em cenários de controle de danos como a divulgação do fim do Firefox OS repentinamente durante o período do All hands de Orlando. Acho vital a criação oficial do time bem como a participação de membros da comunidade de diversas regiões para que possamos divulgar a missão, campanhas e produtos da mozilla de forma mais ampla. Hoje temos ações isoladas acontecendo mas que não atendem a comunidade efetivamente.

4 Likes

Oi Eduardo,

Incrível a abertura desse tópico para discutir este tema, vou adicionar as atribuições em 2 partes e levando em consideração sobre um time que trabalhará marketing (buzz, redes sociais, blogs…) e a comunicação dentro da comunidade, ok?

Marketing

  • Administrar redes sociais (Twitter, Facebook, Instagram, Flickr, etc.) da comunidade, bem como definir quais redes são ativas e sob controle da comunidade, também aquelas que o time tem capacidade e tempo para manter administrando;
  • Administrar blog da comunidade, bem como definir quais sites e blogs são ativos e sob controle da comunidade;
  • Criar um planejamento de curto/longo prazo de campanhas/publicações em sites, blogs e redes sociais;
  • Gerar conteúdo (artigos, materiais gráficos, etc.) para site, blog e redes sociais, incentivando seu uso por toda comunidade de forma inclusiva, promovendo atividades desenvolvidas por todos da comunidade;
  • Implementar campanhas globais com foco no público brasileiro e idioma local.

Comunicação interna

  • Discutir, testar, definir, documentar canais de comunicação internos oficiais e abertos a toda comunidade;
  • Criar políticas e boas práticas de comunicação interna;
  • Criar guias para capacitar voluntários a documentarem suas ações, projetos, ideias e feedback;
  • Criar alguns padrões e ajudar times a documentarem seus objetivos, métricas, histórico de atividades, etc. baseado em práticas abertas.

O time irá ajudar a comunidade a:

  • Criar comunicação clara e objetiva de todas as atividades e processos da comunidade;
  • Crescer seu número de voluntários informados e capacitados;
  • Promover suas atividades e criar melhores experiências de comunicação a longo prazo;
  • Causar impacto efetivo da missão Mozilla no Brasil online e offline.

Olhando pra cima e vendo o sucesso! :tada:

Abraços,
Geraldo Barros

6 Likes

Olá pessoal!

Eu acho fundamental a criação desse time e a participação de todos, todos os times de uma forma ou de outra acabam precisando de ações de marketing e ter uma equipe olhando para isso seria sensacional! :smiley:

  • Administrar redes sociais e organizar as informações sobre elas para facilitar as ações
  • Implementar campanhas da Mozilla no idioma local
  • Planejar ações para os canais de comunicação disponíveis (Blog, Site, Redes Sociais e etc)
  • Ajudar os times funcionais e a comunidade nas necessidades de materiais de marketing
  • Organizando o acesso as redes sociais e evitando que isso fique demorado ou burocrático demais
  • Colaborar com a construção do novo site com um olhar publicitário
  • Criar uma comunicação efetiva sobre as atividades e processos da comunidade
  • Ajudar os times funcionais nas questões de Marketing, divulgação, reconhecimento e etc
3 Likes

Acho isso lindo e tenho meus R$0,02.

Primeiramente eu gostaria de esclarecer que vou pontuar no plano ideal da situação e não no plano atual. Eu sei das limitações que nós temos.

Eu acredito que um time como esse deveria ser um “time-pai” de ações e estratégias de Marketing, fim.
Na prática, Marketing deveria fazer um handover de operações estratégicas para “times-filhos” ligados diretamente a ele e não se preocupar com a execução das ideias. A Mozilla e N agências fazem isso dessa maneira.

Exemplos:

  • Administrar redes sociais: isso engloba o ato de postar as ações estratégicas que o “time-pai” de Marketing criou, logo é uma atividade do time de mídias sociais

  • Administrar blog da comunidade: essa é uma atividade clara de um time de assessoria de imprensa

  • Criação de panfletos, banners layouts: time de design

E assim sucessivamente… O trabalho de pensamento criativo ficaria com esse time, que obviamente receberia colaborações de todos os outros e todos os membros da comunidade no seu todo e obviamente também os membros dele poderão fazer parte dos “times-filhos” e vice-versa…

É só um pensamento mais amplo de facilitar o trabalho e aumentar um pouco mais. Atualmente nós temos pouco tráfego de informações a serem geradas… Digo pouco sabendo que poderia ser mais, mas também, independente da criação de um time, dependemos ainda muito de todos os membros passarem o que estão fazendo em suas localidades…

Então, respondendo diretamente neste mesmo escopo:

  • Criar estratégias de campanhas de divulgação das participações dos membros

  • Trabalhar alinhado ao time de Marketing dos EUA e fazendo handover ao time de L10N para tradução do material

  • Acompanhar o trabalhos das outras comunidades globais, manter contato com elas e pegar ideias a serem executadas no BR

  • Criar métricas para eventos,

  • Pensar em quais canais são os melhores para cada evento

  • Metrificar o impacto pós-evento

  • Reunir tudo para que os “times-filhos” possam produzir material durante e depois dos eventos

Atualmente esse time que ainda não existe é responsável por tudo. Ficaria como início das atribuições começar a traçar metas e formas de captar novos membros para começar a estruturar esses “times-filhos”. Essas estratégias podem abranger membros antigos/inativos, atuais com potencial e novos em eventos da área :slight_smile:

beaj :heart:

3 Likes

Vamos para o próximo passo?

Alguém é contra a criação de um doodle para marcar uma reunião e dar início aos trabalhos?

Vamos trabalhar! :slight_smile:

7 Likes

@zilmar pensei justamente nisso! Compilarmos tudo que foi falado aqui e montar uma reunião para os interessados discutirem e começarem a trabalhar em um projeto para a criação do time! :v:

4 Likes

Boa tarde!

Para agilizar criei um Doodle com opções de datas e horários para uma possível reunião.
http://doodle.com/poll/wnwgfd3xnmfsa49v

Vamos tentar apontar os horários disponíveis até Domingo (25/09)

3 Likes

Bom dia pessoal,

Passando apenas para pedir que todos que tem interesse em participar desse primeiro bate papo façam o apontamento da melhor data e horário :wink:

Pessoal,

O dia mais votado até o momento é quinta-feira 29/09.
Se até amanhã ou depois prosseguir assim vamos oficializar essa data/horário :smiley:

Fala galera, acabei de preencher e quero participar também. Perdão pelo atraso :blush:. Até breve!

Reunião marcada para hoje (29/09) as 22:00 no horário de Brasília :slight_smile:

Quem apontou que está disponível nesse horário, qual a melhor forma de realizarmos a primeira conversa? Hangouts, Vidyo, Mumble ou outros?

2 Likes

Estou disponível em qualquer ferramenta.
Se alguém quiser usar o mumble tem [https://wiki.mozilla.org/Brasil/Sumo#Mumble instruções aqui].

1 Like

Olá pessoal,

Já estou online no Mumble junto ao Zilmar, quem tiver interesse em participar pode se conectar ao endereço mozillabrasil.org.br, porta 64738

2 Likes

Reunião de discussão do time de Engajamento - 29-09-2016 22:00 BRT

PARTICIPANTES

OBJETIVOS

  • Com base em: https://wiki.mozilla.org/Marketing
  • Construir um relacionamento com voluntários, desenvolvedores e organizações a fim de promover a missão Mozilla e fazer com que nossos produtos cheguem aos usuários
  • It’s our job to communicate the values of Mozilla and our products, and rally the world. We do this with product marketing, brand, events, design, communications, competitive insights, community outreach and more.

SUGESTÕES

  • Adotar o nome de Engagement ao invés de Marketing, seguindo os passos da própria Mozilla

  • Usar versão localizada: Engajamento ?

  • Ter uma equipe responsável por postar os materiais:

  • Visa assegurar compliance de postagens

  • recebe o material dos times, equipes de produção de conteúdo, etc.

  • Materiais recebidos de campanhas globais:

  • Disponibilizar em um doc para que os colaboradores de L10n possam atuar

  • Usar a wiki como forma de organizar os eventos.

  • Eventos documentados na wiki terão divulgação feita pela equipe de engajamento, sendo assim, a wiki é a plataforma de descoberta de eventos para o time de engajamento.

  • https://wiki.mozilla.org/BrazilianEvents:2016

  • Modelo:
    Nome do evento
    Site oficial
    Data
    Cidade
    Página de planejamento
    Resultados/Impactos

  • Criar um guia com orientações sobre terminologias utilizadas na área

  • O que é social media?

  • Como produzir conteúdo para redes sociais

  • Como mensurar resultados de campanhas

Acionáveis

  • Esther criará uma enquete para saber se as pessoas aceitam mudar o nome de “Marketing e Social Media” para “Engajamento”.
  • Zilmar entrará em contato com o pessoal global para alinhar a forma de trabalho realizada atualmente e repassará as informações na próxima reunião.
  • Zilmar entrará em contato com as pessoas que recebem esse material atualmente e perguntará se há interesse em contribuir com o novo time.
  • Orientar a galera a utilizar essa página da wiki para informar sobre eventos e atividades.
  • É importante como forma de oficializar o que a comunidade anda fazendo, além de utilizar a própria estrutura da Mozilla para tal.
  • Aguardar o feedback da galera sobre a importância desse guia.
3 Likes

Fui palestrar ontem e não cheguei a tempo da reunião, me desculpem por isso :cry:

Sobre as sugestões:

Eu acho válido usar a versão localizada, fica mais fácil. Eu gostei dessa “alteração” no nome, espero que o restante da comunidade goste também :slight_smile:

+1! Só precisamos organizar bem para durante eventos e etc alguém dessa equipe estar a postos para isso ou então melhor ainda, procurarmos sempre ter alguém desse time nas atividades!

+1000! I :heart: Wiki hahaha

Muito bom também! Assim mesmo quem não é da área de marketing/publicidade pode ajudar produzindo material e entendendo os termos que são utilizados normalmente :smiley:

Queria acrescentar uma sugestão aqui que achei interessante na Wiki do Marketing da Mozilla, posteriormente seria interessante pensarmos nos times funcionais dentro dessa área. isso ajuda os voluntários a se identificar com a área que mais tem afinidade (redes sociais, comunicações, estratégias de marketing e etc)

Na próxima reunião estarei presente com certeza! Parabéns pelos apontamentos e obrigado pelo registro/compartilhamento da reunião @zilmar @estherdefreitas @cynthiapereira

2 Likes

Olá pessoal,

Como foi discutido na reunião, estamos repensando o nome do time. A proposta é acompanhar os passos da Mozilla e adotar na comunidade brasileira o nome Engajamento (tradução do nome original, que é Engagement).

Portanto, por favor, participem dessa decisão:

  • Permanecer com o nome “Marketing”
  • Acompanhar o padrão da Mozilla no exterior e mudar o nome para “Engajamento”

0 voters

Abraços,
Esther de Freitas

5 Likes

Olá,

¿Cómo ha seguido este proyecto? ¿Hay alguna decisión sobre el Time?

1 Like

Olá!

Por conta de outros projetos ficou meio corrido. Mas gostaria de marcar uma nova reunião para quinta feira que vem, no mesmo horário da primeira reunião.

A ideia é tentar alinhar algo e talvez até ter participação da SIerra Reed.

5 Likes