Início da definição processo de Onboarding da Comunidade Mozilla Brasil

Olá Mozillians!

No Encontro da Comunidade Mozilla Brasil um dos problemas discutidos entre os membros presentes foi sobre o processo de inclusão e a continuação de novos membros na comunidades. Com isso, foi planejado a definição de um time e um processo de Onboarding para a comunidade Mozilla Brasil.

Definir o processo de Onboarding da comunidade, conforme a Issue no GitHub acerca dessa tarefa: https://github.com/mozillabrasil/metas/issues/7

Mas o que é Onboarding?

Em resumo, Onboarding será o processo que dará o auxílio a novos membros da comunidade Mozilla Brasil. Do engajamento até a colaboração — auxiliando o novo colaborador em todo o seu processo de início na comunidade, para isso, dando os conhecimentos necessário ao novo colaborador, entendendo seu perfil e indicando possíveis áreas em que pode ajudar e todos os quesitos úteis para que se tornem efetivos voluntários ativos da comunidade Mozilla Brasil.

“O Onboarding está baseado em orientação, supervisão, acompanhamento e treinamentos com conteúdos práticos e teóricos. Considerando a importância desta etapa, o ideal é a criação de um programa de Onboarding, que conte com práticas eficientes e direcionadas.”

Passos Iniciais de Onboarding a novos membros:

  1. Dar todas as orientações necessárias e adequadas ao novo membro;
  2. Aproximar esse membro a comunidade e outros projetos;
  3. Direcionar o novo membro para a colaboração com os projetos e produtos da Mozilla Brasil;
  4. Dar o suporte a dúvidas da comunidade, produtos e de como colaborar/ajudar;
  5. Fazer com que o membro alcance a satisfação de colaborar e se mantenha ativo na comunidade;

Passos iniciais, a serem discutidos e “definidos” de como será o nosso processo de Onboarding de novos membros:

  1. Organizar reuniões para “definir” planos, métricas e metas ao time/comunidade;
  2. Fornecer todas as informações sobre o Onboarding para toda a comunidade Mozilla Brasil;

Entre outros pontos que serão “definidos” posteriormente, como a descentralização da comunidade, atualizar páginas responsáveis pela inclusão de membros e definir o processo ideal de Onboarding para a Comunidade Mozilla Brasil e muito mais.

As opiniões e sugestões serão de extrema valia para definir o processo de Onboarding para a nossa comunidade. Então, por favor, coloquem suas opiniões neste tópico — para que depois seja coloca em pauta em futuras reuniões, assim feito da melhor maneira possível e aplicando todo o processo de Onboarding.

Para uma participação mais produtiva neste tópico, deixo uma estrutura que pode ser seguida, se preferirem:

  1. Como eu acho que poderia ser o Onboarding da comunidade?
  2. O primeiro passo a ser feito pode ser…
  3. O que não pode faltar é…
  4. Eu posso ajudar em…
  5. A minha experiência com Onboarding foi e “isso” deu certo e “isso” deu errado…

Qualquer dúvida, eu, o time de Onboarding e toda a comunidade Mozilla Brasil nos colocamos a disposição para auxiliá-los. Abraços Mozillians!

Para mais detalhes:

1 Like

CC: @torto @marinalimeira

1 Like

Gente devo pedir desculpa, mas estou com a vida toda louca, fui demitido e é a 3 vez que me mudo de cidade, no momento estou atrás de trampo e resolvendo alguns problemas com meus imóveis, assim que desafogar um pouco volto com tudo!

4 Likes

@torto, nós vamos continuar trabalhando no desenvolvimento do processo de onboarding da comunidade, tudo bem?

1 Like

Sim sim manda ver :smiley: Mais algumas semanas e já to de volta

3 Likes

Acho isso um grande ponto importante em questão da estruturação da Comunidade em geral, pois quando entrei tive um certo apoio, porém, em algum momento que falta uma pessoa que possa lhe direcionar de fato para algo.
No FISL, as pessoas que me perguntavam como poderiam contribuir para a comunidade eu perguntava o que ela tinha de conhecimento e indicava, “ah, acredito que você possa ajudar na localização no SuMo” e passava o contato.

3 Likes

Não deixem de colocar suas considerações neste tópico galera. Planejo dar início a primeira reunião no dia 08/08, abrindo um Doodle e um Pad para definir a pauta da reunião, junto com as datas e horários.

Abraços Mozillians,
Jaime Maretoli.

2 Likes

Como já venho dizendo pelo Telegram, meu foco é ficar no SUMO por muito mais tempo até apanhar conhecimentos o bastante para encarar algo diferente. Comecei no Exército de Incríveis, passei para os Fóruns de Suporte onde estou firme respondendo questões sobre Firefox para Android, Linux e Windows. Ainda me arrisco com outros fóruns como Thunderbird por exemplo e agora pegando firme na Localização (Base de Conhecimentos). Estou sendo bem recebido desde que comecei colaborando internamente na Mozilla graças ao Geraldo Barros, Marco Aurélio, agora Cynthia Pereira, Fábio Beneditto, Jhonatas Rodrigues, Jaime Maretoli como meus contatos direto que vem me auxiliando desde que entrei como contribuinte no SUMO. A comunidade vem crescendo e isso vem fortalecendo cada vez mais esse maravilhoso time.

3 Likes

Valeu Samuel, é muito bom ver esse tipo de relato. Parabéns pela sua proatividade na comunidade! :grin:

2 Likes

Olá Jaime,

Onboarding da comunidade é uma das necessidades principais da nossa comunidade.

Eu gostaria de compartilhar um documento que o @nukeador apresentou durante o Gathering, o Community Playbook, lá tem uma sessão sobre Onboarding and engagement, as dicas e ideias de como organizar a onboarding me parecem ser boas, acredito que vale apresentar na reunião, discutir a viabilidade e por a mão na massa.

https://wiki.mozilla.org/Participation/Community_Playbook#Onboarding_and_engagement

Acredito que já estamos em tempo de abrir um doodle para definir um horário.

Abraços,
Geraldo Barros

1 Like

Legal @geraldobarros, levaremos para a reunião. Lembrando novamente, coloquem suas considerações neste tópico. :wink:

1 Like

Olá pessoal!

Para que seja feita nossa primeira reunião, foi criado o Doodle e o Pad para definirmos os assuntos que serão tratados e a data, horário.

O Doodle ficará aberto até o dia 14/08/2016, por favor, preencham o quanto antes. Posteriormente, conforme suas votações, será definido o horário e data da reunião.

Doodle: http://doodle.com/poll/vpvaeffw9g87bfip
Pad da reunião: https://pad.mozillabrasil.org.br/Definicao_do_Processo_de_Onboarding_Mozilla_Brasil

Adicionem os tópicos que julgam necessários no Pad e adicionem seus horários no Doodle.

Caso tenham a sugestão de outro horário para o Doodle, comentem nesse tópico ou entrem em contato diretamente comigo mesmo. Assim eu já atualizo o Doodle. :wink:

Abraços Mozillians!

1 Like

Será que dá tempo de ter um mvp para o BrazilJS? :stuck_out_tongue:

1 Like

Olá,
Obrigado a todos que se interessaram pela reunião e registraram seus horários, @jaimemaretoli, por gentileza encerre o Doodle assim que possível.

A reunião está marcada para a próxima segunda-feira, dia 22 de agosto no respectivo horário: 22:30 – 23:30, no Mumble da comunidade.

Um grande abraço,
Geraldo Barros

3 Likes

@geraldobarros Doodle encerrado! Obrigado. :grin:

2 Likes

É hoje a nossa primeira reunião de Onboarding pessoal. :grinning:

Pad: https://pad.mozillabrasil.org.br/Definicao_do_Processo_de_Onboarding_Mozilla_Brasil

Por alguns problemas de instabilidade do Pad, foi criado outro para migrarmos as mesmas informações: https://public.etherpad-mozilla.org/p/Definicao_do_Processo_de_Onboarding_Mozilla_Brasil

Abraços,
Jaime Maretoli.

1 Like

O que é exatamente esse processo de Onboarding? Tem algo haver com IoT?

Olá Rogério! O Processo de Onboarding da comunidade envolve o tratamento e procedimentos na chegada de novos voluntários. Seria o processo de “embarque” no bom português! :smiley:

3 Likes

Estamos no Mumble. Só chegar pessoal.

Reunião #1 Onboarding da comunidade Mozilla Brasil

Mozillians presentes na reunião: Jaime Maretoli, Cynthia Pereira, Juliana Felix e Eduardo Barros.

Acionáveis tratados na reunião:

  1. A localização do Playbook de participação, com destaque na seção de Onboarding e Engajamento:
    1.1 Criar página na Wiki com conteúdo localizado.
  2. Finalizar as tarefas ainda existentes no GitHub:
    2.1 Catalogar na Wiki os times funcionais ativos.
    2.2 Trabalhar nas tarefas de Onboarding presentes no GitHub
  3. Formular uma pesquisa na comunidade
    3.1 Formulário sobre quais outras áreas as pessoas gostariam de contribuir. Sendo uma forma de conhecer bem a dificuldade de quem inicia na comunidade e analisando a possibilidade de quais times podem ser criados na comunidade;
    3.2 Perguntando a membros e vendo interesses comuns, exemplo, de times/projetos que já existem fora do Brasil.
  4. Resgatar/investigar sobre o processo de mentoria em conjunto com os times funcionais.
    4.1 Sistema de Mentoria criado pelo @RodrigoWaters;

Lembrete:
@marinalimeira se possível, atualize as tarefas já concluídas no GitHub.

Para mais informações: Pad da reunião e a Gravação da reunião. A próxima reunião sobre o Onboarding da comunidade será na próxima Segunda às 22:30. Já adicionem nos seus calendários. :wink:

Sintam-se livres para comentar nesse tópico, considerações são sempre bem-vindas. Caso eu tenha esquecido de algo, peço que complementem aqui.

Abraços pessoal e até breve!

Att.
Jaime Maretoli.

3 Likes