Interesse em fazer parte do Conselho de Resolução de Conflitos

Olá Pessoal!

Esse tópico tem como objetivo comunicar oficialmente toda a comunidade sobre o início do processo de criação do Conselho de Resolução de Conflitos. Cumprindo desta forma as metas estabelecidas para o mês de junho, durante o Mozilla Meetup 2016, em São Paulo/SP.

Nossa primeira reunião após o Meetup aconteceu no dia 20/06/2016 às 22:00 horas, com participação dos seguintes voluntários da Comunidade Mozilla Brasil (@dricupello, @edivania_edc, @barros, @felipez3r0).
Caso alguém queira acompanhar a nossa próxima reunião, será dia 27/06/2016 (segunda-feira) às 22:00 horas, e será muito bem-vindo!

Quem tiver interesse em fazer parte deste conselho, como representante do seu estado, poderá manifestar seu interesse através do seguinte formulário.

ATENÇÃO: toda a comunidade terá 1(um) mês para preencher o formulário acima.
Começando pela data de hoje, 21 de junho de 2016, até às 23:59 do dia 21 de julho de 2016.
Somente depois será definido juntamente com a Comunidade, como será o processo seletivo para a escolha dos Representantes Locais (Social Community Manager).
Posteriormente os membros da comunidade de cada estado deverão eleger oficialmente seu representante local do conselho.

Se alguém tiver alguma idéia/sugestão de Conflito que acredita que o Conselho não conseguirá atender, por favor deixe sua opinião abaixo nos comentários. Sua sugestão é primordial para a melhoria do Conselho.

Caso alguém queira saber o resumo do que foi definido no Mozilla Meetup SP 2016, por favor veja este post.

Muito Obrigada!

2 Likes

Oi @edivania_edc,

Eu gostaria de registrar meu interesse em participar do conselho, sobre a próxima reunião do conselho não esqueça de informar posteriormente o local/ferramenta da reunião.

Eu tenho alguns comentários a fazer, dessa forma, seguem:

O processo seletivo para a escolha dos representantes seria a eleição, acredito que entendi isso na citação acima. Eleger me dá ideia de nomear, votar, escolher… Um processo de escolha pode envolver eleição ou uma seleção baseada em critérios.

O nome da posição de liderança local pode ser melhor representado, acredito que apenas falta algo para definir que é um representante de uma determinada localidade, como “Local Social Community Manager” ou “Local Community Manager - [Estado]”.

Eu tenho uma dúvida crucial, esse conselho de resolução de conflitos terá alguma ligação com o conselho/governança da comunidade? Eu realmente não sei ou não lembro ainda qual time ficou responsável por tratar da governança da comunidade.

Outro ponto aqui é que existirá uma posição de liderança, porém não sabemos os papéis, tarefas e deveres dessa posição de liderança, exemplo: Dedicar 10 horas mensais para treinamento e reuniões do conselho; Mediar conflitos locais e apoiar a mediação de conflitos gerais (em todo o Brasil ou quando uma localidade não se aplica), etc…

@edivania_edc, obrigado pela oportunidade em participar da discussão. Eu vejo esse conselho essencial para a nossa comunidade e acredito que a comunidade conseguirá conduzir esse incrível time, criando no futuro uma comunidade com uma saúde melhor.

Abraços,
Geraldo Barros

1 Like

Oiêee Geraldo

First of all, obrigada pelo seu interesse em participar da reunião, irei adicionar seu e-mail na lista da próxima reunião. A reunião será via G hangout.

Com relacão ao nome Social Community Manager podemos trocar sim para Local Community Manager, faz + sentindo mesmo, muito obrigada por isto :slight_smile:

Quanto a ligação com o conselho/governança da comunidade eu não sei ao certo, acredito que o @dricupello saiba.

Com relação aos ‘deveres’ esses detalhes ainda não estão definidos porque ainda estamos na fase incial da escrita do Estatuto do Conselho.
A priori o que está encaminhado até então é que cada Representante (Local Community Manager) será o representante oficial do seu estado, desta forma este Representante será também um Conselheiro.

Exatamente @geraldobarros , um dos nossos objetivos principais com o Conselho é criar um ambiente mais saudável dentro da comunidade; atenuando conflitos para assim ver nossos membros mais unidos, motivados e satisfeitos.

1 Like

Obrigado @edivania_edc, você como sempre incrível!

A minha sugestão também é que se unifique esse esforço para criar a governança da comunidade que por sua vez pode ser responsável também por mediar a resolução de conflitos e desenvolver outras tarefas que envolvem toda a comunidade, isto faz mais sentido com o nome da liderança e a responsabilidade de representar o seu estado nas reuniões e decisões comunitárias.

Abraços,
Geraldo Barros

1 Like

Compreendo!
é bom que já temos + 1 tópico pra reunião de segunda.
obrigada_Again :slight_smile:

1 Like

Oi gente,

Meus dois centavos de contribuição:

O pad está vazio. Por favor, verifiquem o link.[quote=“edivania_edc, post:3, topic:9335”]
Com relacão ao nome Social Community Manager podemos trocar sim para Local Community Manager, faz + sentindo mesmo, muito obrigada por isto
[/quote]

Eu acho que rótulos como esse (principalmente por causa da palavra manager) criam uma falsa impressão de status, o que acaba gerando mais conflitos. Creio que simplificar a nomenclatura seja o ideal para essa primeira fase.[quote=“edivania_edc, post:3, topic:9335”]
A priori o que está encaminhado até então é que cada Representante (Local Community Manager) será o representante oficial do seu estado, desta forma este Representante será também um Conselheiro.
[/quote]

Esse também é um outro ponto que eu discordo. Um membro do conselho de resolução de conflitos não precisa ser necessariamente representante oficial (olha o problema da nomenclatura) da cidade/estado, pois estaríamos misturando resolução de conflitos com governança.

Abraços,
Cynthia Pereira

2 Likes

Eu comentei desse ponto acima, havendo uma representatividade por estados parece ser governança da comunidade, estou um pouco confuso. :pensive:

Abraços,
Geraldo Barros

Oi @cynthiapereira, obrigada pelo seu feedback e por levantar esses questionamentos,
vou colocar como pauta da reunião de segunda pra debatermos a respeito. Por favor, se você puder participe da reunião do dia 27/06 às 22:00 para nos ajudar a estabelecer novas diretrizes.

A questão do Representante está encaminhado, não definido oficialmente, pelo fato de ainda estarmos escrevendo o estatuto, mas vamos tentar definir uma melhor forma na próxima reunião.

Sobre ser um manager, ponto muito bem destacado por vc (obrigada por nos dá essa visão!), podemos até mesmo “aportuguesar” o nome e explicar que essa pessoa será uma representante do seu estado e não uma “chefe”, “gerente”, ou algo que lhe dê a idéia de status (no way).
Eu acredito que esse Conselho será muito benéfico, para resolver conflitos que ponham em risco a saúde da nossa comunidade.

Muito obrigada mesmo @cynthiapereira e @geraldobarros por suas opiniões.

1 Like

Ola @edivania_edc creo que seria bueno avisar del trabajo de este grupo y de la próxima reunión en la lista de correo también, que por lo menos sigue activa por un tiempo más :slight_smile:

En cuanto a por qué hacer un grupo de resolución de conflictos y no un cuerpo de governanza, recuerdo que se había hecho esa propuesta y mi sugerencia fue empezar por el de resilución de conflictos y después ver de ampliarlo a toda la governanza, si el sistema funciona.

Mi única pregunta sería: ¿por qué es necesario que haya un representante de cada Estado/región? ¿Por qué creen que debamos dividir en Estados y representantes este sistema?

Gracias

1 Like

Olá @deimidis,
Fiz o post na lista também.

Quanto a essa questão de se é governança ou não, veremos isso na próxima reunião.

Com relação ao Representante, eu alterei o nome do form para Interesse em fazer parte do Conselho de Resolução de Conflitos e não mais especificando como um Representante Local.
Já na reunião de segunda veremos novas sugestões de como fica melhor a formação dos membros desse conselho, visto que os Representante por estado não foi muito aceito. Segunda postarei o link da reunião no Discourse e na Lista.

Não queremos gerar mais problemas e sim soluções!
Nossa meta é gerar menos conflito possível, e ser transparente, por isso estamos pedindo a opinião (problema) e sugestões (soluções) da Comunidade como um todo.

Obrigada!!!

2 Likes

A ideia inicial é seguir a sugestão do @deimidis pelo que eu me lembre. Criar o conselho de resolução de conflitos como um projeto piloto que irá ajudar na criação do Conselho de governança (os dois são coisas distintas, mas de formatos parecidos).

A ideia de “representantes” por estado era garantir que todas as regiões do país que se interessassem em participar da resolução de conflitos teriam uma voz nas decisões com relação aos conflitos que chegam até o conselho.

O nome aqui pode ser até simplificado para Conselheiro ou algo assim, caso a nomenclatura acabe causando conflitos hahaha :smiley:

1 Like

Pessoal,

segue o link da reunião do Conselho de Resolucão de Conflitos pra quem quiser participar!

https://hangouts.google.com/hangouts/_/lsklghsrbrdkjc5mekwnisqnoue?authuser=0&hl=pt-BR

Etherpad da reunião: https://public.etherpad-mozilla.org/p/conselho-resolucao-conflitos2

1 Like

É possível mover este tópico para a categoria de resolução de conflitos?

@barros consegui mover pra categoria Resolução de Conflitos!!! :grin:

1 Like

@edivania_edc valeeeu! :slight_smile:

1 Like

Legal a ideia!
Concordo que o uso de ‘títulos’ não fica legal e o mais adequado seria não rotular ninguém. Membro do conselho seria a melhor nomenclatura.

3 Likes