Acho que você ainda não conseguir me entender a proposta deste novo. Considere manter a ideia de que queremos manter uma comunicação mais amigável e trabalhar em conjunto com outros times. Como disse, não é uma ideia voltada para causar conflito como é o que acho que está querendo propor. Como já disse em um comentário no próprio tópico, o novo time não irá obrigar a ninguém a fazer nada, mas manter uma sincronia de comunicação entre os times e tentar resolver problemas de acesso como é o caso que a equipe da MozillaJS está enfrentando agora.
BrazilJS…
Samuel, novamente você está falando como se representasse o novo time. O time ainda não foi criado, você não pode falar coisa tipo o time novo não irá… pois o time não existe, não se sabe o que o time irá ou não irá fazer pois isso não foi discutido ainda. Você está agindo como se estivesse no controle de algo que você não tem controle sobre. Esse discurso é muito complicado, somos todos iguais aqui e não podemos falar em nome de um time que não existe ainda.
Obrigado pelo correção MozillaJS>BrasilJS
[quote=“samuka_bjm” (No pad)]
Atenção: Rejeitar participar deste novo tipo pode implicar na perda
atual da conta. Isso porque, após resolvermos essa questão, somente esse
novo time terá o controle total das contas nas redes sociais.
[/quote]
Isso me parece obrigações.
Não estou propondo conflitos, estou esclarecendo coisas que são um pouco mais altas que só participar da reunião. Vai muito mais além da sua proposta.
É muito importante lembrar que essa sempre foi e sempre será uma comunidade livre, de software livre, aberta, que segue(ou tenta seguir) as diretrizes totais de inclusão e liberdade e tentar moldar a forma com que as pessoas participam de coisas é cercear esse direito…
Inclusive, reclamar sobre isso tudo é um direito.
Novamente repito, não é minha intenção ser grosso na criação de um novo grupo e já fui bem claro que estou aberto à sugestões e críticas. O conceito do novo time é trabalhar em conjunto com outros times e não trabalhar sozinho como acho que você esteja pensando. Lembra que citei quais times participo? Lembra também que estou aberto a receber novas sugestões e críticas usando diversos meios de comunicação inclusive o próprio Discourse? Lembra que disse também que o time é para resolver problemas de acesso à redes sociais? Em nenhum momento citei que esse time irá obrigar nenhum Mozillian a criar uma conta nova e agir conforme regras do time, isso porque já foi falado que esse novo time irá trabalhar para facilitar a comunicação e não dificultar. Todos aqui do Discourse podem ler o que está sendo tratado neste tópico e em nenhum momento estou sendo grosso. Caso pense que estou agindo dessa forma, peço desculpas por isso, mas só estou tentando facilitar a comunicação, compreendimento e o porque de alguns enfrentarem problemas de acesso a algumas contas. Pense bem no que estou falando aqui neste tópico e veja se realmente é dessa forma que está pensando que é a proposta deste novo time. Quem não quiser participar dessa reunião, tudo bem, poderá acompanhar outros times e/ou outras formas de contato, novamente citando o Discourse, para manter a comunicação. Na minha opinião, acho que está querendo causar treta, desculpe o termo, por um copo de água.
Não quero ser grosso. O que está na pad é para ser discutido e até aceito seus comentários. Houve algumas alterações na pad se comparado ao que era inicial e, esse novo time não é para causar conflito como é o que está havendo aqui neste tópico, mas para manter a comunicação e resolver problemas de acesso. O que está na pad não é o que realmente pode acontecer futuramente, sou adepto à ouvir todos os lados e tentar resolver alguns problemas ao invés de criar novos como acho que é este caso. Não entendeu a pad ainda? Repare que nem nome tem e a reunião é para tentar rever o que foi tratado com outros Mozillians e ajudar àqueles que estão com dificuldade, similar à proposta do time de Onboard.
Ninguém está falando que você foi grosso. Alias, não tem ninguém sendo grosso aqui.
Você está novamente falando como se o time existisse ou você decidisse sobre o futuro do mesmo. Samuel, o time ainda não existe, você não pode falar em nome dele ou decidir sobre o processo de criação do mesmo, você está falando em todas as respostas como se tivesse o poder de decidir algo sobre o time novo porém nesse exato momento ninguém tem esse poder.
Oi??? Como assim quem não participar da reunião não pode fazer parte? Tem que ficar só olhando?
Agora você está acusando outras pessoas, isso é errado. Vamos aos erros:
- Você está falando em nome de um time que não existe
- Você está tomando decisões sobre processos sem consultar a comunidade
- Você não abriu uma conversa ampla sobre o assunto
- Você acabou de me acusar de querer treta somente por que eu quero um processo mais amplo e democrático envolvendo toda a comunidade e não somente aqueles que participarem da reunião.
Se você quisesse fazer isso da forma correta teria feito uma chamada publica para conversar no discourse sobre as atribuições desse time para que todos pudessem participar. Não colocado um tópico cujo titulo não diz sobre qual time se trata, cujo o pad não descreve nada sobre o time e ainda falando em remoção de contas. O processo está todo errado e você vem falar que eu quero treta? Acho que cabe um momento mais humilde e educativo de talvez olhar bem as criticas feitas nessa conversa e pensar bem se o que você está fazendo e falando é correto.
Samuel, ninguém aqui tá sendo grosso, nem você… Não precisa ficar repetindo, a gente já sabe.
Não tem treta, não tem conflito, nem nada que possa parecer isso, ah não ser você que está achando isso. É um julgamento seu, não meu. Comigo está tudo de buenas, mesmo.
O ponto é muito mais alto do que a sua proposta toda, existem coisas que foram ditas que estão erradas a níveis gerais de comunidades open source. É muito legal mesmo ver seu engajamento(DE VERDADE!) mas você cometeu algumas falhas durante a explanação das suas ideias e por isso esse buzz foi gerado. Você disse que está aberto, então seja.
O problema no BrazilJS aconteceu comigo também, eu estava lá ajudando nisso também, como sempre fiz em todos os eventos que participo. Eu sempre fui do time de Social Media, fui Team Lead do Lanch Team do Firefox OS e sei como tudo funciona na Mozilla toda nesse quesito. Tanto eu quanto algumas outras pessoas já fizemos diversas ações para/pela Mozilla no Brasil e fora dele, então, como deve ser o time, se deve ter ou não, tudo isso nós já sabemos e trabalhos com Marketing tanto para a comunidade local quanto na vida profissional. Tudo que foi dito aqui faz parte simplesmente de um grande todo sobre inclusão e respeito a liberdade individual de cada um dentro de uma comunidade gigante focada em voluntariado.
Um time não é a solução mágica dos problemas todos e nem de perto acesso é o maior deles… Nós temos muitos outros… Ter um time é maneiro, mas não é esse time que vai resolver os problemas de nada, porque esse problemas foram gerados fora de um time num ambiente onde esse mesmos problemas não existiam… A solução está em voltar duas casinhas e dar uma olhada em tudo que aconteceu antes… NUNCA!
Nunca tivemos problemas com senhas, várias pessoas sempre tiveram as senhas e acessos de tudo e isso nunca foi motivo de exclusão ou separação de voluntários.
De verdade eu espero que a criação de um time resolva milhares de coisas, mesmo, só que precisamos fazer isso desde o seu nascimento e o motivo de termos feito milhares de apontamentos e citações é para tentar levar pro lado da inclusão e liberdade do voluntariado sempre… Sempre!
Quero agradecer a participação de todos neste tópico e dizer que a pad foi atualizada. Não houve muitas alterações no momento mas pretendo atualizar ainda mais levando em consideração ao que foi discutido aqui e em outros canais sociais. Quero deixar claro também que esse novo time não obrigará sua participação e sua finalidade é apenas para manter a comunicação seja por qual método for usado para isso. Um outro ponto que quero ressaltar é que o time estará trabalhando em conjunto com outros times não obrigando a todos a ficarem nesse time, o que descarta o que alguns disseram que trata-se de uma obrigatoriedade participar do grupo e/ou reunião já que sua finalidade é tentar buscar resolver alguns problemas relacionados à redes sociais e marketing. Novamente: Estou aberto a ouvir todos independentemente de qual meio de comunicação queira usar, ficando de sua livre escolha.
Qual time? O que ainda não existe?
Onde foi discutido qual seria a finalidade? Quem discutiu? Como se tomou uma decisão sobre as finalidades do novo time?
Todo time da comunidade trabalha em conjunto com outros times, isso é fazer parte da comunidade.
Você mesmo falou no pad e no primeiro topico que tinham que participar da reunião e que tinha que ter conta no mozillians.
Outra coisa, o time não existe então você não pode falar o que é obrigatório ou não é pois isso ainda não foi decidido.
Agradeço imensamente que você esteja ouvindo, agora, já que está lendo minha mensagem, eu já falei várias vezes. Ninguém pode falar em nome de um time ou tomar decisões em nome de um time ou mesmo falar o que um time vai ou não fazer antes do time sequer existir.
Acho que temos que pensar, primeiramente, no que é realmente necessário/útil para a comunidade. Sem entrar no mérito específico da criação do time ai (que eu gostaria de deixar claro: não acho que seja necessário…) eu gostaria de frisar uma coisa.
O @jppcel e @dricupello fizeram um trabalho absurdamente legal no braziljs, coisa que até o húngaro(Gabriel Micko) veio elogiar pra mim depois. Ele falou que achou aquela galera super unida e totalmente focada em realizar, da melhor forma, todas atividades que a eles foram propostas.
O unico problema da nossa comunidade é a mania de dificultar as coisas. Complicar as coisas. Cara, como assim depender de alguém/time para ter acesso às redes sociais? Não pode alocar essa responsabilidade para nada menos que a propria comunidade… Vou citar um exemplo. No FISL deste ano, um membro da comunidade( que cuida da infra, inclusive) assumiu 4 palestras e por motivos de força maior ele não pode comparecer. Imagina se isso acontece com quem gerencia os acessos?? Estamos correndo o risco infantil de não poder realizar o trabalho.
Pessoal, eu acho que a conversa acabou ficando atravessada. Seria legal segurar essa reunião para depois.
Estou entrando em contato com o conselho de resolução de conflitos para marcamos uma reunião de emergência e acionarmos todos os envolvidos.
Vamos conversar para não ficar nenhum mal entendido nessa história toda e conseguirmos começar a conversar sobre o time de mídias sociais.
Podemos combinar assim?
Claro! Isso é ótimo! Todos querem um time bacana, a discordância é sobre como proceder para formar um. Super bacana que salvo uma menção a querer arranjar treta, todo o discurso foi tranquilo.
Essa é uma ótima oportunidade para ampliarmos a conversa com o conselho de resolução de conflitos e a comunidade para então ter um time que represente a todos. Super gostei dessa ideia, quanto mais conversa melhor! Em geral o que nos falta é isso.
Lo último que hice antes de irme a dormir fue agregar el enlace al documento en Dropbox como sugerencia. En menos de dos horas hay un flame. Creo que ni siquiera respetamos una de las ideas más básicas de Internet, tomarnos un tiempo para pensar cómo vamos a decir algo antes de escribirlo.
Gracias @felipez3r0 por llamar a calma y ofrecer la ayuda del Comité de resolución de conflictos.
Por razones de limpieza de la discusión, creo que habría que empezarla nuevamente, quizás en un hilo de Discourse que tenga el nombre del Time en el asunto y empecemos la conversa sobre la necesidad del time y su funcionamiento de una forma más ordenada.
Voy a crear el hilo más tarde, con la propuesta de cómo avanzar.