Porque usamos Mumble?

Gostaria que todas as pessoas que já passaram por problemas ao usarem o Mumble se apresentem aqui. Nós temos pessoas que relatam problemas e dificuldades de usabilidade (independente de todos os posts e tópicos anexarem um help).

Eu mesmo já tive problema em usar esse app completamente ultrapassado… Toda vez preciso configurar e sempre dá um problema aqui ou ali…

Porque nós passamos a usar essa plataforma? Quando nasceu essa necessidade de instalação e configuração de host, porta usuários e etc…?

Antes da Era Mumble nós éramos felizes com Hangouts e Vidyo, inclusive se vocês forem no youtube e colocarem Mozilla Brasil na busca, vocês conseguirão acompanhar todas as reuniões públicas que já fizemos um dia sobre diversos assuntos… Porque não podemos voltar a usar alguma coisa dessas? A Mozilla usa o Vidyo, nós temos uma sala só nossa lá que o @deimidis organizou, é só usar! O Vidyo é da Mozilla, é inclusivo, tem app pra todos so’s de desktop e mobiles.

Que nós possamos melhorar ainda mais nossas formas de comunicação :heart:

4 Likes

Eu já tive problemas com o mumble. Acho bem ruim para falar a verdade e muitos membros não conseguem fazer as configurações.

Acho o vidyo e o appear.in funcionam muito bem. No caso do appear.in não precisa nem instalar nada. No caso do Vidyo é a plataforma que a mozilla usa internamente então todos os membros que quiserem participar das reuniões com a mozilla já terão que usar esse app de qualquer jeito…

eu prefiro muito mais o vidyo.

6 Likes

Eu uso o Mumble, porém prefiro o Vidyo também, o app no celular facilita bastante! :smile:

4 Likes

Mumble é só dor de cabeça!

Quando eu vejo que uma reunião é no mumble, eu até evito.
Também já tive problemas com ele, igual ao Luigui e demais.
Geralmente tenho que parar tudo o que estou fazendo e começar a configurar com antecedência esse negócio pra ver se vai funcionar (e nem sempre funciona). É sempre uma uma perda de tempo.

Vidyo e Hangouts estão ai pra isso. Pra facilitar. Ser prático. Só chegar e ligar. Ponto.

É isso que acho do Mumble. Uma perda de tempo enorme

[]s
RP

3 Likes

@ricardopontes descreveu bem o que penso sobre o Mumble. Maioria das reuniões que participei foram via vydio e hangouts. Via Mumble foram apenas de projetos no qual já participei, nos projetos atuais não usam Mumble, logo não me afeta. Mas na época, precisar desse recurso exclusivo para poder ‘’ participar ‘’ da reunião era um atraso.

2 Likes

Eu nunca tive problemas com o Mumble, acho que porque me lembra muito os tempos de TeamSpeak e CS, sei lá. Nunca tive dificuldades para configurá-lo. Até pq configurar o Mumble não é complexo…

Vidyo é muito legal! O fato da Mozilla tê-lo em uso é muito legal também. O único problema é que não conseguimos gravar nada, e segundo informações da Rachel (admin do SUMO) não seria possível delegar permissões de admin por enquanto. Fora isso, tem questões de compatibilidade em alguns sistemas operacionais.

Em relação ao Hangouts tem o problema do limite de usuários e não sei se isso já mudou ou não.

1 Like

Eu nunca usei o Mumble, mas nunca tive nenhuma oportunidade de tal também.

@agarzia, o problema do appear.in é que ele não permite gravação, pelo menos eu nunca vi essa funcionalidade nele, a menos que isso tenha sido mudado recentemente.

Sim @zilmar, o air.hangout tem limite de 10 participantes simultâneos. Apesar de estar começando agora na comunidade, acho que se a Mozilla usa uma ferramenta, deveríamos buscar adequação com as mesmas ferramentas que ela utiliza. E pelo que entendi, o registro ou o "acesso" para gerência só é permitido por funcionários Mozilla.

Aí coloco uma questão, tem alguém da comunidade MozillaBR que tem esse tipo de acesso? Não seria o caso de pedir mais algumas credenciais? Talvez para os coordenadores gerais?

Abraços,

1 Like

Nunca tive problema com o Mumble até ontem, que estava sem pc e precisava participar de uma reunião e tinha apenas o celular, no fim tive q voltar para casa da minha irmã para poder pegar o not.
Entendo a discussão e acho valido nós vermos as possibilidade que temos, e o mais importante, cada time escolhe a melhor forma de se comunicar :heart: é importante essa autonomia para os times.

8 Likes

@mchagas Sim! Usar a mesma ferramenta global ia ser ideal. O ponto mesmo é gravação pra documentar o que tá sendo feito.
Uma solução paliativa seria usar um screen recorder mesmo.

1 Like

Só para registro, outra solução o próprio Jitsi, que tem agora um cliente web que usa WebRTC também, o que é muito interessante. Ele conta hoje com várias funcionalidades, compartilhamento de tela, de documentos, de vídeo no youtube, mas gravação ainda não acho que seja uma delas.

3 Likes

A sala que o Guillermo conseguiu pra comunidade permite gravação Zilmar.

5 Likes

Massa! Acho que matou o problema então.
Questões de compatibilidade podemos fazer um “multirão” e tentar achar a solução pra fazer funcionar onde não tá legal.

3 Likes

Qual é o tipo de incompatibilidade que você encontrou? Seria maneiro levantar isso sim! Eu até hoje não encontrei dificuldades em usar ele, sempre abri a URL e pã :stuck_out_tongue: tá certo que eu to no Mac e foi bem tranquilo :slight_smile:

1 Like

Nós já temos uma sala no Vidyo que foi separada pra gente :smiley:

1 Like

Nunca funcionou no Debian pra mim, sempre precisei voltar pro Windows pra entrar na reunião. :disappointed_relieved:

2 Likes

Isso mesmo @mchagas quando eu comecei o processo de criação do time de marketing, redes sociais e comunicação foi solicitado uma sala do Vidyo pra gente junto ao Guillermo. Essa sala inclusive tem recurso de gravação também.

2 Likes

Mesmo depois das últimas atualizações? Tipo, rodava em cima de uma parada em flash e tal e agora já não mais, o software em si mudou bastante coisa… o @deimidis poderia ajudar com isso já que ele só usa Linux

3 Likes

Acho que vale o teste sim, nunca mais tentei usar no Linux.

Gosto de usar o Mumble, acho muito fácil configurar e funciona sem problemas (pra mim). No meu caso, que, em várias ocasições acabo dependendo do 3G/4G pra me comunicar, o Mumble se dá muito bem. O Hangouts é cheio de lags e engasgos na comunicação (mesmo que eu goste da questão de gravação e publicação direta no YouTube) e a galera vive caindo do chat. Mas gosto de mudar de plataforma sempre que possível (quando temos uma alternativa melhor).

Recomendo que a comunidade marque, se possível, alguma reunião da comunidade via Vydeo para podermos testar a plataforma. No caso, só marcar um horário para a galera entrar e dar um ‘Oi’. Dessa forma garantimos que a maioria consiga usar a plataforma. O que acham?

6 Likes

E ah! Embora ter um canal suportado “oficialmente” pela Mozilla, acho que ainda assim os times devem ter autonomia pra usar outros canais se assim preferirem.

6 Likes