Porque usamos Mumble?

Totalmente!!! Meu ponto nem é a exclusão do Mumble como forma de comunicação, mas sim o levantamento de quando essa ferramenta se tornou a “padrão” se existem pessoas que tem problema com ela, saca?
Não lembro de termos tido um debate sobre se deveríamos incluir essa ferramenta (que na minha opinião é completamente ultrapassada, porém funciona pra alguém) nas possibilidades das reuniões e excluir as que usávamos antes… O lance de cada time ter sua ferramenta é sensacional, isso deve acontecer sem dúvidas, porém, os membros do time devem saber que temos outras opções e que essa, não é a “oficial” como tem parecido em todas as reuniões, saca?

Sim, entendi.
Acho que a proporção de pessoas que tem problema com o Mumble é a mesma que tem problemas com o Vidyo ou qualquer outra. Falando pelas reuniões do SUMO, não tivemos relato de ninguém que queria ter participado e não conseguiu porque o Mumble não funcionou, ou algo do gênero.

Na minha opinião, um aspecto bom do Mumble é que ele é econômico em termos de banda exigida, vários voluntários reclamam de suas conexões. Fazer uma reunião pelo Hangouts, Vidyo ou outra ferramenta de vídeo não é muito confortável num ambiente assim. E ser ultrapassado é relativo. Se ele cumpre o papel de documentar e promover a comunicação está totalmente em conformidade com o que precisamos. A galera que tem estado ativa nas reuniões nos últimos meses tem usado normalmente sem nenhuma ressalva.

Além disso, não precisamos debater se precisamos ou não incluir determinada ferramenta. Como você mesmo disse em outros tópicos, muita burocracia é idiotice. E se já temos uma ferramenta que serve seu propósito em funcionamento, não há pq excluí-la. Assim como as outras ferramentas anteriormente utilizadas não foram excluídas. Só deixaram de ser usadas. Nada impede que seu uso seja feito.

5 Likes

Concordo com o zilmar :heart: :heart_decoration: :heart_exclamation: :heart_eyes:

5 Likes

Quero o impeachment do Mumble.

Eu conheço gente do SUMO que teve problema com o Mumble, mas esse não é o ponto aqui.

O propósito dessa thread está sendo cumprido que era pra levantar o porque usamos e relembrar que temos alternativas a outros times que não curtirem o Mumble.

:slight_smile:

1 Like

Sim! Mas fica difícil ajudar a pessoa se ela não levanta a mão e diz que tá com dificuldades! :smile:

Com certeza, e ainda explicitando essa liberdade de uso das ferramentas :smiley:

3 Likes

Olá!

[ TL;DR: Cada time funcional usa a ferramenta que melhor lhe atender ]

Meus R$ 0,02:

  • No Meetup de SP foi discutido que cada time funcional pode escolher suas ferramentas.
  • O time atual do Sumo optou por usar Mumble por:
    • ser simples de se usar,
    • econômico em consumo de banda (moro quase na roça, nao tenho mais do que 2Mb de link)
    • fácil de gravar
  • Na última reunião usei o Pumble no celular Android. Funciona lindamente.
  • A (primeira e) última vez que usei Vidyo no celular, ele drenou a bateria e quase queimou a minha mão.

EU, Fábio, não vejo necessidade de se usar streaming de vídeo quando audio apenas resolve.

8 Likes

@torto, esse funciona bem no celular:

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.lordmarty.mumbleclient

3 Likes

Eu prefiro Hangouts para reuniões. Gosto de ver e ouvir as pessoas.

1 Like

:heart:

1 Like

Isso é ótimo! Talvez essa alternativa estivesse faltando pra muita gente! Será que a gente não consegue fazer um “build” do Mumble pra gente com as nossas configurações já embutidas?

Nossa única configuração É o endereço do servidor, que é

mozillabrasil.org.br

Precisaria fazer (mais) um APK só para isso?

Pode ser fácil pra você e pra mim, mas não necessariamente precisa ser pra todo mundo…

Mas nesse sentido qualquer coisa é difícil. O Vidyo não é tão simples também.
Nenhuma ferramenta é dummy free 100%.

2 Likes

Amigos agora cada time está se definindo melhor, estamos tendo times específicos em cada área, acredito que cada um vai definir oq vão usar.
Nesse post podemos cada um que conhece a ferramenta explicar os pontos positivos e negativos de cada ferramenta.
Que acham?

2 Likes

O Discord sempre me pareceu interessante :innocent: