Resumo da Reunião do time Mozilla L10n pt-BR - 29/11/2016

:mega: Mozillians

Venho novamente aqui realizar o relato (meio atrasado) da última reunião do time de L10n, que ocorreu no dia 29 de Novembro de 2016.

Início da reunião: ~20h05

Mozillians presentes:
Maykon Chagas, Cynthia Pereira, Geraldo Barros, Thiago Escarrone, Marco Krause

Resumo da reunião:
A reunião começa com a proposta de definir um dia para realização das reuniões semanais do time de L10n, neste caso o dia que se mostrou mais apropriado em um primeiro momento seriam as terças-feira. E que a reunião tivesse sempre pautas pequenas, para fosse uma reunião dinâmica, com no máximo 1h30 de duração.

Já existe um Doodle com propostas de reuniões, mas provavelmente devido as festividades de fim de ano, quase ninguém respondeu, temos hoje somente duas respostas, e uma interação com a Cynthia, sobre as dificuldades pra ela nos dias e horas propostos.

Marco coloca a questão de se é necessário realmente a separação das equipes, dentro do time de L10n, como L10n (Pontoon), SUMO, MDN, MLN. Cynthia informa que conforme já foi sugerido na reunião passada o SUMO segue as definições de termos propostas para os produtos pelo time de L10n, mas organização e vocabulário utilizado é específico da equipe. Isso é válido, pois como já foi dito mantém a autonomia da equipe, já que o SUMO não tem só L10n, mas tem outras subáreas, e as definições de trabalhos dentro dela, valem exclusivamente para o SUMO, não afetando as outras plataformas. Prioridades Firefox (desktop/mobile) e suporte (SUMO). Outros programas/plataformas menos prioritárias.

Houve uma discussão intensa sobre os canais de comunicação do time de L10n. Fica definido que as discussões rápidas serão realizadas no Telegram ou IRC, mas para definições como por exemplo os termos utilizados, precisam estar registrados no Glossário e antes de ficar definido quais serão, é necessário informar para o SUMO a mudança dos termos através do Discourse. Além disso propomos a reunião a cada 15 dias entre os facilitadores L10n & SUMO para definições de termos para padronizações nestas plataformas. Nota, tendo identificado o impacto em outras plataformas, serão contatados os facilitadores das mesmas para definir melhor forma de atualização. Esta decisão impacta principalmente Pontoon e SUMO, isto porque são as duas plataformas que trabalham principalmente com os produtos, Firefox e Thunderbird, e sites e campanhas da Mozilla. No caso de outras plataformas como MDN, MLN e etc, poderão ser verificados os impactos, apesar de não haver uma relação tão próxima como há Pontoon e SUMO.

Cynthia questiona sobre a definição de papeis dos voluntários, e suas responsabilidades referente aos produtos da. Marco informa que como as prioridades são os produtos, os voluntários que estão listados na Wiki. Para os produtos mais importantes são, Reuben: Firefox/Firefox Android, Marco: Firefox iOS e Wolfgang: Sites/Mozilla.org (são os focos da Mozilla), Caio: Seamonkey/Thunderbird/Lightning. Cynthia apresenta os problemas referentes as prioridades, por exemplo agora no final do ano, o Fundraising é uma prioridade, assim como o Activate que trás um conteúdo mais voltado para pessoas que tem capacidade de mobilização. A importância de saber quem são os voluntários ativos, é principalmente referente a possibilidade de realizar treinamentos. Sendo assim é necessário realizar um levantamento.

Outra questão importante sobre os membros ativos é referente os acessos que os membros possuem, por exemplo a SVN, o que possibilita manutenção de alguns produtos quando quebram devido a localização, e isto só é possível hoje contatando a Staff como Jeff, Francesco e Matjaz. Hoje Marco quando percebe erros entra em contato com essas pessoas, principalmente Francesco para corrigir. Talvez estes acessos sejam passados somente no próximo ano, devido a criticidade do acesso.

Cynthia propõe o uso do Trello para realizar o registro das atividades, mais voltado para os facilitadores. Permitindo também que para pessoas novas, envolvidas, e interessadas possam estar alinhados com o time sem que haja necessidade de realizar a alocação de um voluntário só para apresentar o roadmap do time.

Cynthia questiona se existe um controle de qualidade das strings localizadas, Marco informa que não existe uma forma ou uma ferramenta para realizar o controlo de qualidade e revisão das strings. Sendo que as prioridades são Firefox dentro do calendário lançamento do Firefox, sendo aplicado principalmente em cima do Beta e podendo ser extensível para SUMO. Além disso sugeriu realizar um dia como o SUMO ZeroDay, onde acontece um multirão da equipe para zerar todos os artigos da KB, realizando localização e revisão dos artigos. Pode ser feito um dia como esse, perto do lançamento do Firefox, algo como um L10n Countdown, onde haverá também um multirão que pode acontecer juntamente com o time do SUMO, para revisar todo o Firefox Beta, antes do lançamento do Release.

Ações:

  1. Reuniões quinzenais com facilitadores de L10n (Pontoon) e SUMO para alinhamento de termos utilizandos nos produtos para definição nas plataformas. Estas reuniões podem ser realizadas em reuniões do time de L10n ou então dentro do SUMO, caso um dos facilitadores da outra equipe não possa participar no dia da outra equipe, flexibilizando a participação e permitindo que haja sempre uma discussão sobre o tema em alguma das duas reuniões. Evitando um novo dia para encontros.
    Responsável: Maykon Chagas

  2. Levantamento dos colaboradores ativos, verificar através da lista da Wiki aqueles que estão atuando, verificar se mudaram de papel, se não estiverem atuando qual o motivo, se mudaram de equipe. Tentar buscar uma resolução para a lista, de forma a atualizar a mesma na wiki para demonstrar quem são os principais voluntários que estão envolvidos com L10n pt-BR.
    Responsáveis: Marco Aurélio e Maykon Chagas

  3. Entrar em contato com Jeff ou Francesco sobre as questões de acessos para correções referentes a Localização.
    Responsável: Maykon Chagas

  4. Criação de um quadro no Trello para L10n pt-BR.
    Responsável: Maykon Chagas e Cynthia Pereira

  5. Proposta de criar uma equipe para realizar QA (Quality Assurance) ou Controle de Qualidade do Firefox. Essa equipe faz parte do time de L10n, onde serão realizados um controle de qualidade (revisão dos termos) das localizações dos produtos usando o calendário de lançamento do Firefox, 24 de janeiro (Beta Firefox 52) e 7 de março (Release Firefox 52).
    Responsável: Cynthia Pereira

:microphone2: Áudio da reunião

:scroll: Pad da reunião

Término da reunião: ~21h30

2 Likes