Início do Conselho de Resolução de Conflitos

Olá pessoal!

Na nossa última reunião do dia 21/07 discutimos os últimos detalhes para a versão inicial do nosso Conselho de Resolução de Conflitos. Quem quiser conhecer mais sobre o conselho de resolução de conflitos recomendo que leia o estatuto [1] inicial para maiores informações.

O formato inicial do conselho será da seguinte forma:

De 3 a 27 conselheiros, tendo como garantia um membro por estado para garantir a representatividade de todas regiões, estados sem voluntários não terão membros no conselho até que algum voluntário local manifeste interesse em participar do conselho. Estados com voluntários ativos podem não ter representatividade caso não haja voluntários interessados em participar do conselho.

O conselho terá rotatividade de participantes de 6 em 6 meses (maiores detalhes no link do estatuto[1])

Quem tiver interesse em fazer parte do grupo inicial do Conselho, poderá expressar seu interesse através do seguinte formulário: Link do formulário.
O prazo limite para manifestar interesse é até às 22:59 do dia 31 de julho de 2016.

Para participar do conselho o voluntário deve atender os seguintes requisitos:

  • Ser um membro ativo na Comunidade Mozilla Brasil
  • Ter um tempo mínimo de 3 meses de contribuição com a Comunidade.
  • Demonstrar interesse com os assuntos da Comunidade.
  • Ter tempo suficiente para se dedicar as tarefas do Conselho (pelo menos 4 horas semanais).
  • Responder a solicitações do Conselho em até 72 horas.
  • Ter disponibilidade, compromisso, bom senso, saber ouvir, ser ético.

Caso algum estado tenha mais de 1 interessado em participar do conselho será definido um processo interno para “eleição/escolha” do voluntário que irá participar do conselho nesse primeiro momento. (Lembrando que de 6 em 6 meses os membros do conselho são trocados por outros interessados para garantir a rotatividade)

[1] Link da verão BETA 1.0 do estatuto:
Documento no Google Docs

Link do pad com detalhes das reuniões:
https://public.etherpad-mozilla.org/p/conselho-resolucao-conflitos

Esperamos contar com a colaboração de toda a comunidade para melhorar o estatuto e para iniciarmos o conselho no mês de Agosto! Qualquer dúvida ou sugestão podemos tratar aqui mesmo nesse tópico! :smile:

3 Likes

Obrigado @felipez3r0 y todos los que han colaborado con este projeto! He dejado algunos comentarios en el gDoc, después de leer el estatuto.

Quál creen que es el melhor lugar para discutir el estatuto? Este hilo de Discourse?

1 Like

Obrigado @deimidis! Acredito que o melhor lugar para discutirmos o estatuto seja o Discourse mesmo, assim todos podem opinar e comentar!

Gostei bastante das sugestões que você deixou no documento, vou realizar algumas edições no texto e volto a compartilhar ele aqui para todos opinarem! :smiley:

1 Like

Só lembrando que amanhã (31/07) encerra o prazo para os interessados em participar do primeiro Conselho de Resolução de Conflitos. Uma das atribuições desse primeiro conselho será efetivamente ajustar o estatuto de acordo com as necessidades da comunidade e documentar todo o processo para ajudar no futuro com a criação do Conselho de Governança.

Fiz alguns ajustes no texto seguindo as recomendações do @deimidis!

Link do estatuto:
Estatuto versão Beta

2 Likes